Como funciona o relatório de frequência?
O sistema SIGA, busca nos registros digitais do servidor os lançamentos de licenças e/ou afastamentos que abrange também ausências ao trabalho, justificadas ou não. Esses lançamentos, no sistema, são habilitados aos secretários de unidades/setores. E quando escolhido um intervalo para consulta, pelo usuário elegível do SIGA, o sistema monta um mapa de frequência objetivando facilitar a visualização desses dados.

Consulte também: Como obter, pelo SIGA, o relatório de frequência dos servidores de um setor.

Qual é o escopo/abrangência do mapa de frequência?
O sistema busca os registros de frequência individualmente ou por setor. No caso de mapa por setor, concebido para uso pelos secretários de unidade/setor, o sistema acessa os registros do setor “pai”, ou seja, hierarquicamente superior imediato, no ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL e resgata todos os servidores desse setor, bem como os dados de todos os servidores de setores vinculados (“filhos”) desse setor e monta uma tabela com datas e o conteúdo da frequência (licenças, afastamentos e faltas). Por exemplo, um secretário do ICE (Instituto de Ciências Exatas), escolhe a opção “Por setor” e define o mês do ano no qual deseja consultar o mapa. O sistema consulta o setor ICE e todos os setores/unidades vinculados ao ICE e monta o mapa. Como isso, os servidores de coordenações, departamentos e outras denominações estarão vinculados ao setor principal - ICE.

Observação: Para o adequado funcionamento do sistema, o ORGANOGRAMA (setores/unidades) e a LOTAÇÃO (alocação dentro desses setores/unidades) dos servidores dentro desse organograma devem estar atualizados.

Para ajustes de lotação e/ou organograma, a área competente da instituição para tratar desses assuntos é a PROGEPE (antiga PRO-RH).

O CGCO trata de questões técnicas de sistema e dentro de suas possibilidades, procura orientar os usuários quanto ao funcionamento de alguns procedimentos dentro do sistema.

Aviso: Alterações no comportamento do sistema, salvo falha técnica ou pane, deve ser analisado para classificação e avaliação de capacidade/demanda.

Consulte também:
Como obter, pelo SIGA, o relatório de frequência dos servidores de um setor.
Solicitação de acesso para marcação de frequência.

Quem pode obter o relatório de frequência?
Na concepção original do sistema, a funcionalidade de frequência no SIGA foi programada para ser executada a partir dos secretários de unidades/setores. Isso implicou na arquitetura original de desenvolvimento com dependência em diversos passos antes de se chegar a marcação. Cada um desses paços anteriores requer definições de acesso específico. Diante disso, foi incorporada ao perfil de secretários de unidades/setores essa utilidade. Atualmente não é possível desvincular essa funcionalidade sem um grande esforço de reengenharia de múltiplas áreas que atuaram na construção do sistema, além da reanalise da estrutura do organograma da instituição e a revisão das atribuições das funções dos responsáveis.
Consulte também: Solicitação e requisitos para acesso ao perfil típico de secretaria.