TUTORIAL DA ÁREA DE QUARENTENA DO ANTI-SPAM
 

Ao receber a mensagem “Relatório de Quarentena do Anti-spam da UFJF”, no corpo dela existe o link “Clique Aqui”, para que o usuário acesse sua área de quarentena. É importante salientar que o acesso a área de quarentena é valido por 24 horas a partir do momento de recebimento da mensagem. O usuário receberá a mensagem de quarentena sempre que a ele for enviado um e-mail de natureza suspeita.

Ao clicar no link, uma nova página do navegador será aberta, como mostra a imagem abaixo:


Na área de quarentena o usuário pode apagar, liberar ou adicionar na lista negra (e-mails que serão bloqueados) ou branca (e-mails que não serão bloqueados).Para apagar ou liberar um e-mail, selecione a mensagem, como mostra a linha em azul na imagem abaixo. Depois escolha a opção “Apagar”, em vermelho ou “Liberar”, em verde. Para apagar ou liberar várias mensagens simultaneamente, basta marca as mensagens correspondentes e depois escolha “Apagar” ou “Liberar”.   
                       


Na imagem abaixo, é mostrado outra forma de realizar ações na área de quarentena. Clicando na mensagem, a opção "Mais" fica ativa, assim algumas opções são apresentadas:

 
 

Na área de quarentena existe também a possibilidade de adicionar ou remover e-mails na “Lista Negra” ou “Lista Branca”, que foram ou não bloqueados na área de quarentena. Para isto, clique no botão localizado no canto superior direito, marcado com azul na imagem abaixo, em seguida, clique em “Preferências”, que aparece em verde.
 


Em “Negra”, identificado com o número 1, pode-se adicionar e-mails que serão rejeitados pelo Anti-Spam e em “Branca”, identificado com o número 2, pode-se adicionar e-mails que serão aceitos pelo Anti-Spam.


 

 Para adicionar na “Lista Negra”, clique em "Negra", identificado com o número 1 em “Gerenciamento de Anti-Spam”, como mostra a imagem acima, informe o e-mail ou o seu domínio e clique em “Adicionar”. Domínio de um e-mail é todo o texto que está após o @. Por exemplo, em e-mail@gmail.com, o domínio é "gmail.com". Ao colocar o domínio do e-mail na "Lista Negra", todos os e-mails que possuírem o mesmo domínio serão rejeitados.

Para remover um e-mail ou domínio da “Lista Negra”, selecione o e-mail ou domínio desejado e clique em “Apagar Selecionado”, destaque em vermelho na imagem abaixo. Após adicionar ou remover um e-mail clique em “Atualizar”, destacado em azul na imagem abaixo.

Para adicionar na “Lista Branca”, clique em "Branca", identificado com o número 2 em “Gerenciamento de Anti-Spam”, como mostra a imagem acima, informe o e-mail ou o seu domínio e clique em “Adicionar”. Ao colocar o domínio do e-mail na "Lista Branca", todos os e-mails que possuírem o mesmo domínio serão aceitos.

Para remover um e-mail ou domínio da “Lista Branca”, selecione o e-mail ou domínio desejado e clique em “Apagar Selecionado”, destaque em vermelho na imagem abaixo. Após adicionar ou remover um e-mail clique em “Atualizar”, destaque em azul na imagem abaixo.

Ao selecionar “Branca”, clique em "Branca", identificado com o número 2 na tela de “Gerenciamento de Anti-Spam”, o procedimento para adicionar um e-mail ou domínio na “Lista Branca”, onde os e-mails adicionados serão sempre aceitos, adotar os mesmos procedimentos descritos para a “Lista Negra”.